Nota 10

Observem a abstração de um aluno de oitava série nas aulas de ciências !



 "Levar a sério a escola"   -     É engraçado como a escola impõe predeterminado papel para as crianças e adolescentes. "As crianças entram na escola para aprenderem a ser gente." Ou seja, virar meio de produção para o mercado, ser útil a sociedade. Em outras palavras, ela não é gente até adquirir o diploma, não  é gente até deixar de resistir as imposições. Existe algo de errado no modo que ainda abordam a escola...

"Você já está confundindo as coisas."   -   Tenho certeza absoluta que esse carinha aí foi muito mais além do que decorar algumas linhas de livro, ele foi muito além ao ponto de ter a consciência da reação do professor.

 "É assim que encara as aulas de ciências?"   -  Talvez eles (os alunos) esperem algo mais inteligível, que faça sentido para a vida deles, e não a nota ou o circo da inteligência do Prêmio Nobel - do campo da memorização.

Realmente engraçado! Nota 10!

Comentários

Porthos disse…
Esse merece um 10 mesmo! Se eu fosse professor me orgulharia de tal resposta inteligente e criativa. É claro que não me caberia pôr certo na prova, a proposta era outra, mas mostraria que esse tipo de pensamento lógico também tem seus méritos. Que um aluno precisa de um pensamento emancipatório para fugir ao formalismo e alienação do modelo de sociedade capitalista.

Abraço!

Postagens mais visitadas