Preconceito: solução x problema


Nas margens de mim

Que no fundo é simples ser feliz
Difícil é ser tão simples
Autor:  Anitelli/Daniel Santiago/Leoni

                   Não sei até onde sou contra ações radicais e ditadorescas. Do fundo do meu peito, sinto, por vezes, imensa vontade que o Brasil deportasse pessoas com comportamentos discriminatórios, para manter-se no papel que é dito ser seu, o democrático, mas na prática, eu me tornaria eles, o vilão, não? Vou tentar divagar, já que a divagação não gerará o sofrimento dessa prática violentíssima.

              Ao tentarmos realizar esse sistema maligno de deportação, acordariamos para o fato de que em nossas próprias famílias, sempre existiram aquelas pessoa retrógradas e resistentes a opiniões distintas, muitas vezes desrespeitosas e preconceituosas, sem consciência alguma. Bom, se eu dissesse que em minha família nunca houve nenhum preconceito racial, sexual ou social estaria mentindo profundamente. E espero que a minha família concorde. Mas, não só na minha família, como na maioria das famílias brasileiras, se esconde aquele comportamento tradicionalista, bairrista e indiferente com o mundo e suas representações culturais; dentro do núcleo familiar se nutre o mau-hábito e o bom-hábito; uma capa, para acobertar a ignorância em relação que ninguém ainda havia sido conflitado, mas que de alguma forma pessoas começassem a gerar opiniões - uma auto-afirmação de que existe esse pseudo-conhecimento sobre as coisas, e dessa forma, que existe interação entre a família e o mundo. Por algum acaso isso já aconteceu com você? Estar com a sua família, ouvir uma afirmação que não reflete exatamente o retrato da realidade? Infelizmente, a sinceridade sobre o conhecimento é um caminho difícil. Afinal, para você ter uma identidade, precisa acreditar em algo.. precisa mostrar sua opinião... no entanto, infelizmente, não é possível saber de tudo! É tão difícil falar "eu não sei " "eu não entendo", "Eu não sei muita coisa" ou acostumar-se com o silêncio. Quando na realidade acontece o contrário.. todos sempre afirmam algo, sempre tem muito a dizer... e, diga-se de passagem, muita merda a dizer... aquela vontade que dá de se retirar da mesa e ir comer no seu quarto. Você já passou por isso? A vida não é um jogo de futebol, que você tem que torcer pra um time, e desejar que o outro tome no seu devido ânus, pois vivemos em sociedade... E, embora tendo esse viés, nós apoiamos o futebol mesmo assim. Mesmo embasado por esse pensamento dicotômico ridículo. Pois do futebol já ouvi "Macaco", "Bixa" e "Maconheiro". Até quando as pessoas saberão sobre tudo? terão opinião sobre tudo? É tanta ignorância que você decide não dar bola mais para essas pessoas que sabem tudo. Você passa a conviver com os livros e com os amigos que julgam a tudo muito menos, pessoas que julgam "saber" muito menos. 
             E ai você cresce e descobre na sua família, todos são como você, e como seus amigos.. que não existem "adultos", são crianças por dentro, nunca foram adultos. Aliás, não existe adultos no mundo todo!! Aprendi isso com o Neil Gailman... e por tanto tempo você ficou confuso.... pois embora fossem elas as pessoas que "vomitavam" pelas bocas, eram as mesmas que possuem valores lindos, pensamento revigorantes, atitudes extremamente prósperas e princípios inteligentes. E ai você volta a abraçar elas em outra fase de sua vida: adulto-adulto. Nesse momento, retorno a me perguntar sobre deportar pessoas que discriminam outras culturas: eu deportaria eles? Exilaria pessoas que eu amo? Então largo esse pensamento insensato e radicalista.

                 Estamos divididos dentro de nossas famílias, dentro de nosso país e de nós mesmos. Vetar os maus-hábitos e apontar as possibilidades poderia ser um começo... e é claro, como uma roda gigante, de novo de frente a educação nos encaramos. Aos poucos, aprimorar o raciocínio crítico. Só assim escavaríamos as dúvidas até o cerne do problema até chegarmos a um ponto aonde houvesse um posicionamento menos resistente a idéias culturais diversas e mais aceitação.

Comentários

Postagens mais visitadas